Escolhendo o Tipo de Madeira

A primeira escolha que deve ser feita na compra de sua casa de madeira é QUAL a MADEIRA a ser utilizada. Além de fatores financeiros, outros fatores são importantíssimos nessa escolha como:  Objetivo da construção sendo aluguel, venda ou moradia própria; Localidade do terreno; Clima da região, etc…

- Objetivo:  01) Se a idéia é construir para locação, deve ser investido o mínimo possível em detalhes e acabamentos. Portanto defina o valor que é cobrado de aluguel mensamente nessa região em seguida veja o valor que poderá investir pensando em manter média de 1,5% ao mês de renda. Ex: Se 0 terreno vale 16 mil reais e pretende-se ter aluguel de 700 reais por mês, significa que poderá investir em média 30 mil reais, para fazer um bom negócio.  (700 dividido por 16.000+30.000 = 1,52%).

Você deve estar pensando…
a) Como investir 16 mil reais em um terreno?
R: Interior de metrópoles. Ibitinga a 386km da capital e SP possui diversos lotes desse valor e até inferior. (leia mais).

b) Que casa de madeira de 30 mil reais irá me render 700 reais por mês? Onde comprar?
R: Procure regiões com déficit habitacional. Talvez não uma casa, porém 2 no mesmo terreno, material média qualidade como eucalipto.

Ao construir para alugar o pensamento predominate é o longo prazo, portanto evite pisos e forros de Pinus e outras madeiras de baixa qualidade, futuramente seus inquilinos terão dor de cabeça com destruição de ações externas.

02) Se a idéia é contruir para venda, procure madeiras que encham o brilho dos olhos dos compradores (madeira de lei, cedrinho) invista em esmaltes transparentes ao final da obra.

03) Se pensa em construir para morar no imóvel, outro pensamento de longo prazo portanto. Evite pisos e forros de Pinus e outras madeiras de baixa qualidade, prefira alvenaria e cerâmica no piso e PVC no forro.

- Localização do Terreno: Não adianta investir em casa de madeira nobre Autoclavada, se irá utilizar um terreno de COAB, prefira eucalipto ou pinus. Assim como não vale a pena construir uma casa de Pinus ou Eucalipto em terreno de classe média-alta, prefira cedrinho ou madeira de lei.

- Clima da Região: Se muito humido e frio, terá ações de fungos e humidade, portanto pense em tratar a madeira antes da construção, ainda mais sendo pinus.
Se muito quente e seco, terá ações de cupins, portanto o tratamento é voltado para esse ataque destrutivo.

Quer saber mais sobre madeira? (veja mais)
Quer ir para o finalmente da compra e preços? (veja mais)

One comment

  1. KLESYO FORLLAN disse:

    Gostaria de saber mais sobre as casas de médio padrão e alto padrão, sobre os tipos de madeira a serem usadas. Se possível, enviem fotos e modelos de casas de três suítes, um lavabo, uma área de serviço, dispensa, sala copa e cozinha americana. O tamanho seria de 86 metros quadrados e nosso terreno é 12×30.
    Preciso do orçamento com urgência. Moramos em Teresina, no Piauí.
    Aguardo o retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>